quinta-feira, 11 de abril de 2024

SISU e PROUNI

 

SISU (Sistema de Seleção Unificada) Site: sisu.mec.gov.br

 

O Sisu é um programa do governo federal que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A seleção dos candidatos é feita com base no desempenho obtido no Enem

Como funciona o Sisu? O Sisu é um sistema informatizado e totalmente online. Os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com as notas obtidas na edição mais recente do Enem. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso na hora da inscrição, indicando qual deles é a sua primeira e qual é a sua segunda opção. Durante o período de inscrições, as notas de corte de cada curso (isto é, a nota mínima necessária para ser convocado) são divulgadas uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição.

Os candidatos podem consultar a classificação parcial nas duas opções e também alterar suas escolhas de curso e de instituição de ensino até o fechamento das inscrições. Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

Como se inscrever no Sisu? As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Sisu. Para concorrer a uma vaga pelo Sisu, não é preciso pagar nenhuma taxa. Em 2020, o acesso ao sistema de inscrição do Sisu passou a ser realizado com o login único do gov.br, sistema de acesso único do governo federal. O cadastro no gov.br pode ser feito neste endereço: https://sso.acesso.gov.br/login

Quando abre o Sisu? O Sisu abre suas inscrições duas vezes por ano, uma no começo e outra na metade. As datas podem ser conferidas no site do Sisu. Como saber se foi aprovado no Sisu? A lista de aprovados no Sisu será disponibilizada sempre após o encerramento do período de inscrições, na página do programa. As datas de divulgação do resultado podem ser consultadas no site do Sisu.

PROUNI (Programa Universidade para Todos) Site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

 

O Prouni é um programa do MEC (Ministério da Educação) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. Também são oferecidas bolsas para cursos sequenciais de formação específica.

As inscrições para o Prouni são abertas duas vezes por ano. O programa usa como forma de seleção dos candidatos o desempenho obtido no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio.

Como se inscrever no Prouni? Podem se inscrever candidatos sem diploma de curso superior e que tenham participado da edição mais recente do Enem, tendo obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a prova de redação.

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, que é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e senha do Enem. Cada candidato deve escolher duas opções de curso, em ordem de preferência. É possível acompanhar a nota de corte (desempenho mínimo necessário) para cada um deles diariamente. O aluno que desejar pode trocar suas opções de curso quantas vezes quiser até o fim do prazo para inscrições.

Quando abre o Prouni? O Prouni abre suas inscrições duas vezes por ano —uma no começo e outra na metade. As datas podem ser conferidas no site do Prouni, na aba Cronograma.

Quem pode participar do Prouni? Quem fez o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede particular pode contar com os benefícios do programa. Ter nota média das provas do Enem de, no mínimo, 450 pontos e nota acima de zero na redação. Ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio; e Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral. Também podem participar pessoas com deficiência e profess

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vestibular UFPR 2024 - Filosofia, links de textos

Texto 1:   "Ideias para adiar o fim do mundo"   - Ailton Krenak Resenha:   Ideias para adiar o fim do mundo / Ailton Krenak - Rese...